sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Domingo Cedo também é cultura. Inútil (Pt 1)

Bom, pessoal, não sei quanto a vocês, mas eu, quando bebo demais, não consigo dormir. Geralmente 3h depois de deitar, competamente doido, eu acordo e não durmo mais nas próximas horas. Tem gente que dorme que nem uma pedra, e tem gente que morre temporariamente de tão pesado que dorme. Meus tios são exemplos vivíssimos disso.
Quando se bebe demais, tem gente que arrota, tem gente que vomita, tem gente que tudo, e, principalmente, quando você já bebeu excessiva e lazarentamente, vem o famigerado SOLUÇO.
Esta merda nos assola. É insuportável a infeliz sensação de parecer um sapo coachando. Você está falando, está quieto, está sentado, está de pé, está deitado e a maldição do soluço insiste em te foder a noite. Ou o dia, né. E pra vocês não dizerem que nunca aprenderam nada por aqui, aí vai uma explicação do motivo desta porra:

"O soluço é um fenômeno reflexo que se manifesta por contração espasmódica e involuntária do diafragma, prosseguida de movimento de distensão e de relaxamento, através do qual o pouco ar que a contração forçara a entrar no estômago é expulso com um ruído característico. Claro, característico por você assemelhar-se a um anfíbio, geralmente verde, encontrado na barranca de rios ou de pesque-pagues. Isso mesmo, um sapo.

Os soluços podem ser causados por muitas disfunções dos sistemas nervosos central e periférico. Soluços geralmente ocorrem após a ingestão de bebidas alcoólicas ou carbonadas. Soluços persistentes ou incessantes podem ser causados por qualquer condição que irrite ou afete os nervos relevantes. Há suspeitas de que a quimioterapia - que utiliza uma grande quantidade de drogas diferentes - cause soluços, apesar de certos estudos não traçarem nenhuma relação entre as duas coisas.

O soluço benigno que geralmente sofremos, pode ser resolvido com a interrupção do ciclo respiratório segurando por alguns segundos a respiração. Fazendo isto, o diafragma será forçado a voltar a funcionar juntamente com a respiração e o soluço passa, mas pode continuar a ocorrer em alguns casos.

Lista de algumas possíveis causas para o soluço:

Bebidas carbonadas
Falta de água
Comer muito rápido
Ficar com fome por certo período de tempo
Tomar uma bebida gelada enquanto comendo uma refeição muito quente
Comer pratos muito quentes ou picantes
Rir muito
Tossir
Bebidas alcoólicas em excesso
Chorar compulsivamente (o "soluçar" do choro permite que o ar entre no estômago)
Fumar, em certas situações onde possa ocorrer inalação anormal
Falar durante muito tempo
Falta de vitaminas
Laringite
Refluxo gástrico
Sensação de alimento no esôfago
Irritação do tímpano
Quimioterapia
Anestesia geral
Cirurgia
Tumor
Infecções
Diabetes
Levantar-se muito rapidamente
Vomitar
Falta de ar"


(Fonte: Wikipédia. òbvio que eu não sabia nada sobre soluço. Deixa eu prender a respiração agora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário